Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego conversa sobre as especificidades da adoção de crianças maiores e adolescentes

Por Gabriella Collodetti

O projeto “Entrelaços”, criado pelo Grupo Aconchego, chega ao seu oitavo mês de trabalho. No início desse ano, a Organização da Sociedade Civil (OSC) anunciou a iniciativa para desenvolver ações que mobilizem a sociedade para a atenção às crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), na espera de uma família.

Para agosto, o Encontro Sobre Adoção, que faz parte do projeto, receberá Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do “Entrelaços”, para falar sobre as especificidades da adoção de crianças maiores e adolescentes. O evento será realizado virtualmente, pela plataforma Zoom, neste sábado (14), a partir das 17h. Para participar, é necessário acessar o link: https://us02web.zoom.us/j/81972932414.

Segundo a profissional, em seu artigo publicado recentemente, os acolhidos são sujeitos de cuidados e de afeto como qualquer outro indivíduo na vida.  Portanto, precisam de pais inspiradores, que sustentem seu projeto de vida e os seus sonhos.

“Eu tenho convicção de que a adoção de adolescente é possível, mas é preciso preparação de todos aqueles que fazem parte do processo: de equipes dos serviços de acolhimento e da Justiça; de pretendentes à adoção; e do adolescente”, destaca.

Além disso, Penha reforça que temas próprios da adolescência e o desenvolvimento do papel de pais de um sujeito já crescido, que anda e confronta, mas que anseia por cuidados como se fosse uma criança, também precisa ser aplicado nos encontros de preparação.

Vale destacar que, para enriquecer ainda mais a conversa, Letícia Mendonça, servidora pública e mãe por adoção há quase três anos, participará do encontro para apresentar o seu depoimento voltado ao assunto.

“Cuidar de adolescentes, adotivos ou não, é desafiador. Então, temos que admitir isso. O adolescente não é uma criança menor. Ele vive uma fase específica do seu desenvolvimento. A mudança é grande, as necessidades são outras e mesmo que os adolescentes disponíveis para adoção vivam várias idades ao mesmo tempo, eles terão necessidades típicas de sua faixa etária também”, indica.

SERVIÇO:
O que: Encontros Sobre Adoção
Quando: Sábado, dia 14 de agosto de 2021, às 17h
Onde: Via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/81972932414)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *