Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Seja um Voluntário

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para uma determinada causa e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Esse conjunto de ações de interesse social e comunitário é feito por livre escolhe. Por um impulso solidário, o voluntário dedica parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social. Ele acredita que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade e assim está disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar um determinado público.

É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm alcançado metas onde o investimento governamental muitas vezes não tem conseguido atingir , seja na educação, saúde, lazer, ou em ações que promovam a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Vale lembrar que o trabalho voluntário deve ser assumido com responsabilidade e comprometimento. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto.

O voluntário deve escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar. Agir conforme os princípios da causa que defende. Em todas essas ações, a ética vem em primeiro lugar.

Seja qual for a sua profissão e seu grau de escolaridade, sempre haverá uma pessoa, um grupo ou algum projeto que poderá se beneficiar de seu conhecimento e de suas habilidades pessoais.

Seja um voluntário do Aconchego. Dedique parte de seu tempo fazendo algo de que você gosta e que beneficie alguém! A sensação de estar proporcionando algo de bom para o próximo é surpreendente. É algo que beneficia outras pessoas e também quem faz.

Curiosidade
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social.

Legislação
A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

Adoção Passo a Passo

Imprensa

O Aconchego já foi notícia em vários meios de comunicação. Clique abaixo para uma compilação de algumas matérias já publicadas sobre nosso trabalho.

maos

Parceiros

O trabalho do Aconchego é realizado em parceria com diversas empresas, entidades e organizações que dividem conosco os mesmos objetivos. Conheça nossas atividades, venha fazer parte desse time e dar apoio aos nossos projetos e ações.