Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Grupo Aconchego promove encontro sobre adoção e para pais habilitados

Objetivo é promover diálogo sobre os processos de convivência com a criança ou adolescente na fase de construção de vínculo familiar

Brasília, 8 de outubro de 2021 – Neste sábado (9), a partir das 17h, o Grupo Aconchego promove, simultaneamente, o “Encontros sobre Adoção” e o “Encontro para Habilitados”. Na ocasião, os participantes conversarão sobre Estágio de Convivência:  etapas, rotinas e a espera que as famílias vivem durante o processo de adoção até chegar na parentalidade efetiva. A reunião acontece online, por meio da plataforma Zoom.

Para muitos pais, esses momentos de interação são um porto seguro, um ambiente propício para dividir as angústias, os medos e os anseios, podendo ouvir e falar com pessoas que estão no mesmo caminho. Com a presença da Psicóloga Júlia Salvagni os pais poderão se expressar, desabafar e receber aconselhamentos sobre essas fases do estágio de convivência.

O casal Luciana Ribeiro e Lorran Carvalho, que são casados há três anos e, atualmente, pais de um menino adotado, na época, com cinco anos de idade, falam sobre como se sentem acolhidos nesses momentos, e que assim, percebem que não estão sozinhos nesta missão. “Os encontros ajudam muito a diminuir a nossa ansiedade, pois observamos que há outras pessoas na mesma realidade que nós, o que também colabora para desmistificar a adoção. É um momento de preparação para o que vai acontecer no futuro”, comenta o casal.

Como profissional atuante na área de adoção, a psicóloga Júlia reforça a importância de os pais entenderem e lidarem com os próprios sentimentos para, então, conseguirem compreender e dar suporte a uma criança, que acaba vivendo um momento de grande mudança.

“Depois da espera pela documentação da adoção, vem o momento de espera pela aproximação e reconhecimento mútuo entre pais e filhos. Estar acompanhado de um profissional ajuda a estabelecer a confiança para criar um vínculo familiar”, explica.

Para participar do encontro, é necessário acessar o link https://cutt.ly/NEMV11K, a partir das 17h.

SERVIÇO:
O que: Encontros Sobre Adoção e Encontro com Habilitados
Quando: Sábado, dia 9 de outubro de 2021, a partir das 17h
Onde: Pela plataforma do Zoom via https://cutt.ly/NEMV11K
ID da reunião: 894 3128 3920
Senha: 327255

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Aline Ramos (61 98109-1265)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *