Aconchego promove conversa sobre o tempo de espera até a adoção e convivência familiar

Neste sábado (13), a partir das 17h, o Aconchego promoverá dois encontros, paralelamente, sendo eles: o Encontros Sobre Adoção e o Encontros com Habilitados. Os temas deste mês são “Adoção: o que fazer durante o tempo de espera” e, respectivamente, “Adoção: a convivência e a adaptação para a formação do vínculo de filiação”. As rodas de conversa acontecem de forma online, por meio da plataforma Zoom. 

Segundo especialistas, vários fatores afetam o tempo de espera para a chegada de um filho por meio da adoção. A demora pode variar conforme o perfil de cada família. Muitos casais esperam três, quatro anos, ou mais, para conseguir adotar uma criança.

Por ser um tempo de espera longo, é necessário buscar uma rede de apoio para enfrentar esta fase. Neste bate papo, as psicólogas Beatriz Brandão e Ana Carla Domingues mediam a conversa. Beatriz, que também é coordenadora do Grupo Aconchego, explica que o intuito do encontro é abrir um espaço de diálogo que possibilite amenizar a ansiedade da espera.

“Como se preparar? Como controlar a ansiedade de realizar um sonho? Quais as formas de esperar? É isso que queremos conversar junto com os pais e interessados em adotar. Todos que sonham em ter filhos por meio da adoção precisam estar cientes e pacientes neste processo”, pontua. O bate papo é aberto para todos os interessados no tema, estando inscritos na Vara da Infância, ou não. 

Já no Encontro com Habilitados, os participantes contarão com a mediação e orientação das psicólogas Soraya Pereira e Marilza Barbosa para falarem sobre os desafios da fase de convivência e a formação do vínculo de filiação. Soraya pontua que a convivência é o que traz este vínculo.

“A afinidade e a filiação são criadas depois que a criança nasce, e que é a intimidade construída no dia a dia que faz a relação familiar se consolidar”, afirma. Neste encontro, uma família por adoção contará seu depoimento. Para participar desta roda de conversa, é pré-requisito que os interessados estejam inscritos no Sistema Nacional de Adoção (SNA). 

 

SERVIÇO:

Encontro Sobre Adoção

Data: 13/11/2021

Horário: a partir das 17h

Onde: Online, via Zoom. 

Link: https://us02web.zoom.us/j/81527506452 

 

Encontro com Habilitados

Data: 13/11/2021

Horário: a partir das 17h

Onde: Online, via Zoom. 

Link: https://us02web.zoom.us/j/81160014541?

ID da reunião: 811 6001 4541

Senha de acesso: 219811

 

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) 

Tel.: (61) 3340-4448

E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *