Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Projeto Entrelaços apoiado pelo Criança Esperança promove seminário de encerramento

Programa teve duração de doze meses e atendeu mais de 370 famílias

Por Aline Ramos

Anote na agenda: dia 11 de dezembro, às 9h, acontece o 5º Seminário Aconchego Convivência Familiar e Comunitária. Desta vez, o evento marca o encerramento do Projeto Entrelaços da Adoção da OSC Aconchego, que teve apoio, este ano, do Criança Esperança, da Rede Globo.

O evento, que acontece de forma remota via Zoom, objetiva comemorar o sucesso que foi o projeto. “O programa foi muito bem recebido pelo público interessado em conhecer melhor o universo da adoção. Durante o ano de 2021, mais de 18 crianças e adolescentes foram atendidas e foram realizados 30 encontros que reuniram mais de 370 famílias e pretendentes à adoção em rodas de conversas”, comenta Maria da Penha Oliveira Silva, psicóloga e coordenadora do projeto.

Dividido em quatro eixos, o projeto proporcionou aos participantes momentos de conhecimento e aprendizagem sobre adoção, sobre as próprias motivações, as idealizações e os aspectos jurídicos. Temas relevantes para quem decide pela adoção legal. Em outro momento, foi abordado detalhadamente sobre a fase de habilitação e inclusão no Sistema Nacional de Adoção (SNA). 

Já os pretendentes quando habilitados a adotar estiveram em encontros promovidos para grupo próprio, dando continuidade na fase de preparação durante o tempo de espera até a chegada do filho ou filha. Os grupos de pós-adoção, destinados a quem já está em convivência com os filhos, abriu espaço para trabalhar o período de adaptação. Em seu quarto eixo, o projeto trouxe também para os encontros a escuta das crianças e dos adolescentes sobre os processos de adoção. 

No seminário, os profissionais e beneficiados do projeto terão a chance de falar sobre todas estas fases. Haverá ainda uma palestra com a Dra. Gina Khfif Levinzon, que é psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Adoção e Parentalidade na SBPSP.  Na ocasião, ela falará sobre “O Bom Adotado”, termo que usa para se referir às crianças adotadas e que procuram manter a sua adoção tentando ser boazinhas, certinhas, mas isso acontece às custas de um bloqueio importante de uma parte da personalidade delas, gerando sérias consequências.

Também será exibido um vídeo institucional da entidade, que aborda a perspectiva da criança e do adolescente sobre os processos de adoção, falando sobre suas dores, origens, memórias do passado, expressões e vivências. Por fim, um momento para perguntas e orientações será aberto ao público. 

SERVIÇO:

Seminário Entrelaços

Evento gratuito via ZOOM

Acesso pelo Link: https://us02web.zoom.us/j/89011746123

ID da reunião: 890 1174 6123 

Senha de acesso: 107051

Data: 11 de dezembro de 2021 (sábado)

Horário: De 9h às 11h30

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Aline Ramos (61 98109-1265)

Tel.: 61 3246-4436

E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *