Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Mais de cem pessoas participam do último encontro realizado pelo Aconchego

A reunião, realizada sábado (13), recebeu Andrea de Paula, supervisora substituta da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF)

Por Gabriella Collodetti

#MaisDe100: no último sábado (13), o Aconchego recebeu Andrea de Paula, supervisora substituta da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), para desenvolver ações que mobilizem a atenção da sociedade para as crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Serviço Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), na espera de uma família. A iniciativa contou com a participação de mais de cem usuários simultâneos para debater sobre o assunto.

Inicialmente, a palestrante convidada apresentou o passo a passo para adoção legal. Em seguida, a profissional falou sobre o funcionamento do SNA e, também, informou sobre o papel de cada instituição em todo o processo de adoção: Defensoria Pública,  Vara da Infância e da juventude e o Ministério Público.

Andrea de Paula, supervisora substituta da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF)

Após a explanação, os participantes puderam tirar as suas dúvidas em relação ao tema debatido. As principais perguntas diziam respeito ao programa de preparação de pretendentes que, por sua vez, possui a previsão de realização de turma apenas no mês de abril.

“Outra pergunta bastante realizada estava atrelada à validação de cursos feitos pelos pretendentes em uma comarca diferente. Conforme orientado pela supervisora da VIJ, é preciso procurar um representante legal (defensor ou advogado) para peticionar nos autos. O profissional, então, incluirá o certificado obtido e pedirá o aproveitamento para que, por fim, o juiz decida o resultado”, conta Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do encontro.

Segundo Penha, Andrea aproveitou o espaço virtual para informar que a equipe tem trabalhado constantemente para atender a demanda nestes tempos de pandemia, apesar do trabalho à distância, implementado devido à situação desencadeada pela Covid-19.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *