Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Grupo Pós-Adoção se reunirá neste sábado

O encontro é destinado aos pais que já passaram pelo processo de adoção e às famílias que estão em estágio de convivência ou que possuem o registro de guarda provisória

Por Gabriella Collodetti

Neste sábado (17), o Aconchego realizará mais um encontro desenvolvido pelo projeto Entrelaços e voltado aos pais que já passaram pelo processo de adoção. A ocasião também é destinada às famílias que estão em estágio de convivência ou que possuem o registro guarda provisória.

Na data, Adriane Paiva, psicóloga e coordenadora do Grupo Pós-Adoção, irá conduzir um diálogo com famílias que passam pela experiência de filiação adotiva, com o intuito de aprofundar o debate sobre as etapas de adaptação e superação da adoção de crianças maiores e adolescentes.

Soraya Pereira, presidente do Aconchego, também participará da conversa como convidada especial. Os interessados devem entrar na plataforma Zoom às 9h, por meio do link http://bit.ly/3a22adn (senha de acesso: 769556).

Projeto Entrelaços

O Aconchego lançou, no início deste ano, o projeto Entrelaços. O intuito da ação da entidade civil é desenvolver ações que mobilizem a sociedade para que haja mais atenção às crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Serviço Nacional da Adoção, na espera de uma família.

Segundo Maria da Penha Oliveira Silva, psicóloga e coordenadora do projeto, a iniciativa contempla ações em quatro eixos, sendo eles:

I) Divulgação e sensibilização da sociedade para uma nova cultura de adoção, especialmente relacionada a crianças maiores e adolescentes, por meio de palestras públicas realizadas mensalmente;

II) Preparação continuada de famílias habilitadas e inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, por meio de encontros grupais realizados mensalmente;

III) Apoio e acompanhamento de famílias que já se encontram em estágio de convivência, em processo de guarda ou com a adoção concluída, por meio de encontros grupais realizados mensalmente; e

IV) Perspectiva da criança e do adolescente sobre a adoção, por meio de encontros grupais realizados quinzenalmente por um período de cinco meses.

De acordo com a psicóloga, o que norteou a criação desta iniciativa foi a certeza de que toda criança e adolescente tem direito a viver em família, obviamente, sempre respeitando as determinações legais (ECA). “Um processo de adoção somente será bem sucedido se adotantes e adotandos forem cuidadosamente preparados”, afirma Maria da Penha.

SERVIÇO:
O que: Encontro Entrelaços – Grupo de Pais Pós-Adoção
Quando: Sábado, dia 17 de abril, às 9h
Onde: Plataforma Zoom (https://bit.ly/3a22adn)
ID: 864 4815 7110
Senha: 769556

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *