Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Grupo Aconchego se reúne com a Vara da Infância e Juventude

Por Gabriella Collodetti

O encontro teve o intuito de abordar o projeto “Entrelaços”, responsável por desenvolver ações que deem suporte às crianças maiores e aos adolescentes que são acolhidos em instituições, na espera de uma família

Na última quinta-feira (4), o Grupo Aconchego realizou uma reunião com a Vara da Infância e Juventude para falar sobre o projeto “Entrelaços”. A iniciativa, que conta com o apoio do programa Criança Esperança, é responsável por desenvolver ações que mobilizem a sociedade para oferecer suporte às crianças maiores e aos adolescentes que são acolhidos em instituições, principalmente as que estão inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, na espera de uma família.

O encontro contou com a participação de Renato Rodovalho, juiz titular da Vara da Infância da Juventude do DF; Eustáquio Ferreira, assessor técnico; e Walter Gomes, supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da VIJ/DF (SEFAM). Do Grupo Aconchego, estiveram presentes Soraya Pereira, presidente; Júlia Salvagni, vice-presidente; e Maria da Penha Oliveira, coordenadora do “Entrelaços”.

“O projeto foi bem recebido pelo juiz e assessores, sinalizando apoio e  assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições no período de vigência do projeto. O aval da Vara da Infância para a execução do projeto é fundamental, visto que a adoção legal passa, necessariamente, por essa instituição”, comemora Maria da Penha.

A expectativa da organização é de que o Aconchego e a Vara da Infância e Juventude possam fazer um trabalho de qualidade na preparação de adotantes, levando em conta a nova cultura da adoção que vê a criança e o adolescente como participantes ativos em todo o processo.

“Dizemos que ‘a criança também adota’ já é uma realidade. Para isso, é fundamental que haja a escuta qualificada e preparação para a formação desse novo vínculo de filiação”, complementa Penha.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61 99216-9188)
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *