Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Grupo Aconchego participa da elaboração do Guia de Acolhimento Familiar

Material será lançado em cerimônia virtual para todo o Brasil amanhã. Vice-presidente da instituição, Julia Salvagni, participará do evento como palestrante na quarta

*Por Aline Ramos

Nesta terça (15) e quarta (16), das 9h às 13h acontece o Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar. Em formato híbrido devido às restrições sanitárias, o evento é restrito aos convidados e com transmissão ao vivo pelo canal da Rede Suas e pelo canal do Ministério da Cidadania no Youtube. Os interessados em participar devem se inscrever no site do Acolhimento Familiar. 

O evento tem como objetivo difundir o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – SFA, a um serviço do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que organiza e viabiliza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por meio de medida protetiva, até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

A ocasião também marca o lançamento do Guia de Acolhimento Familiar, que visa proporcionar uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos, oferecendo orientações para sua implementação qualificada.

O Aconchego participou do processo de elaboração deste guia e, na condição de membro da Coalizão pelo Acolhimento Familiar e do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), colaboradora do Guia de Acolhimento Familiar e vice-presidente do Grupo Aconchego, Julia Salvagni, palestra no segundo dia de programação do evento. 

“É uma honra participar de um projeto como este, que é de suma importância para potencializar esforços em prol da ampliação e aprimoramento do acolhimento familiar no Brasil”, comenta Julia. 

SERVIÇO:

O que: Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar

Quando: 15 e 16 de março, das 9h às 13h

Onde: Via Youtube

Incrições: https://acolhimentofamiliar2022.com.br/inscricao

Informações: https://www.acolhimentofamiliar2022.com.br/ 

Sobre o Grupo Aconchego O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. 

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural. 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Aline Ramos (61 98109-1265)

Tel.: 61 3246-4436

E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *