Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego recebe o grupo Pós-Adoção para oferecer suporte às famílias

O encontro será realizado neste sábado (20), a partir das 9h

Por Gabriella Collodetti

Com apoio do programa “Criança Esperança”, o Aconchego receberá o grupo de Pais Pós-Adoção, em um encontro virtual, para proporcionar apoio e suporte psicológico às famílias que estão em processos de adaptação e superação de dificuldades associadas à adoção de crianças maiores ou adolescentes.

A reunião será realizada neste sábado (20), a partir das 9h, na plataforma Zoom (https://cutt.ly/uz4jQyN). O grupo será dirigido por profissionais com experiência nos processos de formação de vínculo e parentalidade por adoção. Na ocasião, estarão presentes a psicóloga Adriane Paiva e a professora Suelly Soares como coordenadoras do encontro. Soraya Pereira, presidente do Grupo Aconchego, também participará da ação.

“Como metodologia, priorizaremos o contexto grupal, valorizando as interações do saber de cada indivíduo participante. A coordenadora do grupo, isenta de julgamentos e críticas, atua como mediadora, proporcionando um espaço para que as pessoas apresentem as suas demandas, compartilhem as suas experiências, desenvolvam suas competências e habilidades”, explica Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do novo projeto do Grupo Aconchego, intitulado “Entrelaços”.

O grupo

Inicialmente denominado de Adoção Tardia, o grupo de Pais Pós-Adoção é um programa do Aconchego que está em atividade desde o ano de 2007. Com 14 anos de experiência, dezenas de pessoas passam pelo projeto, mensalmente, para conversar sobre as suas dores e alegrias.

“Às vezes, frustrados com a convivência com seus filhos, choram desesperançados. Outras vezes, brincam com as próprias dificuldades e com as saídas ‘espirituosas’ que vão encontrando no meio do caminho para lidar com suas problemáticas. Sem medo de julgamentos, compartilham suas experiências, pedem ajuda e saem nutridos com o acolhimento, as orientações e com o vínculo que vão formando com os seus colegas de grupo”, informa Penha.

Fruto dessa ação, o Aconchego publicou o livro “Adoção Tardia: Relatos de Famílias Nascidas de uma Escolha”. O projeto traz histórias tocantes e sensíveis sobre a construção da filiação pela via da adoção.

Para Soraya, presidente da organização, o livro mostra “uma possibilidade de dar visibilidade a histórias e dificuldades que não podem ser colocadas debaixo do tapete. Os medos e conflitos inerentes ao processo de filiação precisam ser encarados com firmeza para que as adoções sejam possíveis”, diz.

Para adquirir o livro, basta acessar o link de compra na Amazon (https://cutt.ly/5z4xIk9).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *