Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego apresenta novos temas para o Projeto Entrelaços neste fim de semana

Participantes dos grupos intitulados “Encontros sobre Adoção” e “Encontros com Habilitados” contarão com uma programação especial para este sábado (10)

 Por Gabriella Collodetti

Neste sábado (10), as psicólogas Beatriz Brandão e Ana Carla Domingues receberão Fabiana Nogueira Neves, mãe de três crianças por meio do processo de adoção, educadora e membro-fundadora do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Disciplina Positiva.

A ocasião, destinada aos participantes do grupo “Encontros sobre Adoção”, será realizado de forma virtual, a partir das 17h. As profissionais e a convidada desta edição possuem o intuito de falar sobre o desenvolvimento do papel parental e os desafios que envolvem a adoção.

“Quando nasce um filho, nascem os papeis de pai e mãe e com eles todas as atividades e responsabilidades correspondentes. O objetivo deste encontro é abordar com os participantes como se dará a construção da parentalidade, o que muda na sua rotina e os desafios da educação”, explica Beatriz Brandão, responsável por coordenar o encontro.

A psicóloga informa que, quando se trata da parentalidade por adoção, esse filho pode chegar com diferentes idades, portanto, diferentes necessidades e demandas. Por essa razão, torna-se necessário obter suporte durante o processo. Dessa forma, é possível desenvolver o ambiente familiar com empatia, amor e afeto.

Ainda no mesmo dia, o Aconchego proporcionará o Encontro com Habilitados para debater o impacto da chegada dos filhos nas relações familiares e profissionais. A psicóloga Marilza Barbosa contará com a presença de Soraya Pereira, presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC).

Neste ambiente, será aberto um espaço de diálogo com os pretendentes à adoção, já habilitados pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Na prática, o encontro buscará desenvolver uma conversa sobre o impacto da chegada dos filhos nas relações familiares e profissionais. Para isso, será necessário obter a percepção dos adotantes e identificar estratégias de manejo para lidar com as mudanças possíveis na rotina da família.

Sobre o projeto “Entrelaços”

Desde o início deste ano, o Aconchego realiza encontros mensais realizados por meio do projeto “Entrelaços”. A iniciativa tem o objetivo de atuar na promoção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

De modo geral, o projeto busca desenvolver ações que mobilizem a sociedade para a atenção às crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), na espera de uma família.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) divulga os temas dos encontros, com antecedência, no Instagram da entidade (@aconchegodf) e, também, no blog oficial da entidade.

SERVIÇO

O que: Encontros sobre Adoção
Quando: Dia 10 de julho de 2021, às 17h
Onde: On-line, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/84126898448)

O que: Encontros com Habilitados (Grupo Laços)
Quando: Dia 10 de julho de 2021, às 17h
Onde: On-line, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89945398533)
ID: 899 4539 8533
Senha : 227805

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *