Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Adoção Tardia

O programa Adoção Tardia, efetivado em 2007, nasceu da necessidade de possibilitar o acolhimento, o acompanhamento e o apoio à adoção, à convivência familiar e à troca de experiências entre as famílias formadas por adoção tardia.

Objetivo geral:
Oferecer apoio técnico e suporte psicológico às famílias nos processos de adaptação e superação de dificuldades associadas a uma adoção tardia (crianças maiores de dois anos de idade).

Objetivos específicos:

  • promover a construção e o fortalecimento dos vínculos afetivos dentro da família;
  • favorecer os processos de convivência familiar e comunitária, colaborando com as famílias para a formação e ampliação de sua rede de apoio;
  • dar suporte psicológico às famílias que enfrentam os desafios decorrentes do processo de adoção, por meio da reflexão e da troca de experiências;
  • buscar alternativas e novas formas de enfrentamento dos problemas que surgem durante o processo de adaptação, construção e consolidação dos vínculos afetivos na família.

Quem participa?

Os encontros são gratuitos e abertos à comunidade, porém, o programa é destinado exclusivamente às famílias que já estão em estágio de convivência, guarda provisória ou que já tenham concluído o processo de adoção tardia (crianças acima de dois anos). A equipe que dirige o trabalho é composta por profissionais de psicologia, serviço social e arte-terapia.

Onde e quando acontece?

Dia: todo 3º sábado do mês
Horário: 09h às 12h
Local: Colégio Leonardo da Vinci da Asa Sul (903 sul)

Nossos encontros são divididos em dois grupos: o grupo de pais e o grupo de crianças.
O grupo de pais segue o formato de um grupo de apoio onde os temas trabalhados são definidos a partir da demanda e necessidades dos participantes a cada encontro, contando com a condução e coordenação da equipe técnica.
O grupo de crianças é um grupo recreativo que não pretende provocar ou tratar diretamente do tema da adoção, mas favorecer a expressão lúdica das crianças e a vivência de situações de interação em dinâmicas, atividade e brincadeiras.

Coordenação:

Soraya Katia Rodrigues Pereira
Psicóloga (CRP 01/2300)
 
 

Informações

(61) 98473 6363 / 3963 5049 / 3964 5048

 

 

Assista o vídeo da presidente do Aconchego, Soraya falando sobre a Adoção Tardia

PARCEIRO

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal
Adoção Passo a Passo

Imprensa

O Aconchego já foi notícia em vários meios de comunicação. Clique abaixo para uma compilação de algumas matérias já publicadas sobre nosso trabalho.

maos

Parceiros

O trabalho do Aconchego é realizado em parceria com diversas empresas, entidades e organizações que dividem conosco os mesmos objetivos. Conheça nossas atividades, venha fazer parte desse time e dar apoio aos nossos projetos e ações.