Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego

“Ser referência no desenvolvimento de tecnologias sociais transformadoras que promovam a convivência familiar e comunitária.”

Fundada em Brasília em dezembro de 1997, a instituição Aconchego deixou de ser o “Projeto Aconchego” para firmar-se como organização. Após 14 anos de experiências, os integrantes da Aconchego decidiram pela necessidade de uma avaliação de suas atividades, do que foi produzido e dos conhecimentos acumulados pela organização.

Entre agosto e outubro de 2011, foi feita a avaliação dentro de um processo de planejamento estratégico. Ficou evidente a dimensão alcançada pela instituição, o que apontou para um novo posicionamento no cenário nacional no que tange as instituições que trabalham em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Como consequência, surge um novo arranjo organizacional, articulado de tal forma que suas atividades devem conduzir a instituição ao patamar de referência no desenvolvimento de tecnologias sociais transformadoras que promovam a convivência familiar e comunitária.

O processo de reavaliação institucional fez com que o corpo diretivo da organização adquirisse novas concepções sobre suas atividades, modos de ação – o que, como, para quem e com que finalidade produzir tecnologias sociais. Os estudos e as análises feitas durante uma série encontros entre os dirigentes da Aconchego, resultaram nas seguintes perspectivas: a primeira, de ordem financeira, é a conquista da autonomia operacional. A segunda, diz respeito aos públicos envolvidos da seguinte forma:

a) Desenvolver tecnologias sociais com vistas às ações de intervenção transformadora;
b) Instrumentalizar o sistema de garantia de direitos com foco na transformação conceitual e da cultura:
c) Atuar sinergicamente com sistemas normativos vigentes; e
d) Promover a imagem institucional do Aconchego.

No tocante aos processos internos, concluiu-se pela necessidade de “assegurar a continuada profissionalização da gestão”, como forma de consolidar e manter as operações da organização.

Decorrente da conclusão anterior, em via de mão dupla, torna-se obrigatório o desenvolvimento de mecanismos para capacitação permanente como modo indutor de “Aprendizado e Crescimento”.

Todas essas diretrizes compõem o mapa estratégico que orienta as atitudes e estabelecem as ações da organização Aconchego para que cumpra a sua missão de promover a convivência familiar e comunitária.

Missão

"Promover ações e tecnologias sociais transformadoras em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional."

Visão

"Ser referência no desenvolvimento de tecnologias sociais transformadoras que promovam a convivência familiar e comunitária."

Diretoria

Presidente
SORAYA KÁTIA RODRIGUES PEREIRA